Como é feita a avaliação pré-operatória?
Todos os pacientes deverão ser avaliados por uma história médica completa, abrangente e por um exame físico detalhado. Alguns exames complementares serão solicitados, como a avaliação cardiopulmonar e exames laboratoriais de rotina. Para os pacientes que no passado tiveram alguma alteração na voz ou que já tenham sido submetidos à cirurgia cervical, deverão ter uma avaliação de sua função cordas vocais no pré-operatório, para melhor avaliação.

Como faço para selecionar um cirurgião?
Procure um cirurgião experiente, treinado para cirurgias da cabeça e pescoço e que façam cirurgias da tiróide regularmente. A taxa de complicações será menor com cirurgiões com maior experiência e que realizem um número considerável de tiroidectomias por ano.

Quais são os riscos da operação e quanto tempo dura?
Os riscos incluem:

  1. sangramento, que pode causar dificuldade respiratória aguda;
  2. a lesão do nervo laríngeo recorrente, que pode causar rouquidão permanente;
  3. danos às glândulas paratireóides que controlam os níveis de cálcio no organismo, causando hipoparatireoidismo e baixos níveis de cálcio no sangue.

A cirurgia leva em média 2-2½ horas. Não havendo intercorrências, a maioria dos pacientes tiroidectomizados recebem alta após 24-48 hs. Os detalhes da cirurgia, seus riscos e complicações, assim como os cuidados no pós operatório imediato, deverão ser discutidos minuciosamente com o cirurgião eleito, antes do procedimento cirúrgico.