1) Estratégia Global sobre Dieta, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial de Saúde – Relatório do Grupo de Apoio Técnico do Ministério da Saúde, 2005.

 

2) Sessão do Senado Brasileiro para a Emenda à Constituição Brasileira que excluiu o monopólio da União para a produção, comercialização e utilização de isótopos de meia-vida curta para necessidades médicas, industriais e agrícolas. Brasilia, 2006.

Promulgada PEC que flexibiliza uso de radioisótopos para fins médicos
(Promulgated the amendment to the Constitution turning more flexible the use of radioisotopes for medical purposes)

http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2006/02/13/promulgada-pec-que-flexibiliza-uso-de-radioisotopos-para-fins-medicos
Brazilian Senate Post (authorized reproduction)

 

3) Senado Brasileiro – Sessão para discussão da relação entre publicidade de alimentos, saúde e obesidade infantil (Junho 12/2007).
A audiência foi requisitada pela Senadora Katia Abreu e organizada pelo Sub-comitê do Congresso Brasileiro para Promoção, Acompanhamento e Defesa Permanente da Saúde.

Senado Federal discute propaganda de alimentos que prejudicam saúde de crianças
(Senate discusses merchandize of food which and impairs children’s health)

http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3387&Itemid=2

 

12 de junho de 2007
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado federal realizou hoje (12/6) uma audiência pública para debater propostas legislativas para regular a publicidade voltada à infância que estimula a alimentação inadequada e gera doenças e obesidade em crianças e adolescentes. O gasto do Estado com programas de saúde para atender pessoas com obesidade e doenças derivadas corresponde a montante igual ao que a indústria investe em publicidade. O Professor Edgar Rebouças (foto), pesquisador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, mostrou como a publicidade influencia crianças desde os primeiros meses de vida e como a indústria estabelece estratégias para capturar essas crianças desde cedo.

Obesidade é preocupação mundial/Obesity is a global concern

A coordenadora do Departamento de Doenças Metabólicas com Impacto Global da Sociedade Internacional de Endocrinologia, Valéria Guimarães, destacou ainda o problema do marketing e da publicidade promovidos pela indústria de alimentos. Segundo ela, o investimento nesse tipo de propaganda é tão grande quanto os gastos na área de saúde para combater a própria obesidade. A indústria alimentar vai ter que rever suas práticas de marketing e incluir alimentos mais saudáveis entre seus produtos - disse Valéria Guimarães. 

The coordinator of the Department of Metabolic Diseases with Global Impact from the International Society of Endocrinology, Valeria Guimaraes, highlighted the issue of marketing promoted by the food industry. According to her, the investment on this kind of merchandize is as high as the ones on health system to fight against obesity.
Valéria Castanho / Reporter from Agência Senado
(authorized reproduction)

  

4) O Projeto Escola Saudável – uma programa co-patrocinado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Obesidade e o Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília.

Website da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – relatório sobre o Projeto Escola Saudável
Pós-relatório da Folha de São Paulo sobre o Projeto Escola Saudável. Tema: Aumento da Obesidade Infantil no País. Repórter Aureliano Biancarelli
Uma escola no Estado do Rio de Janeiro que adotou o Projeto Escola Saudável em 2005. 
Logo do Projeto Escola Saudável e kits (com CD, livros, jogos, gráficos e material educacional)

 

5) Campanhas de Conscientização Pública sobre Tireoide em 1998 e 1999.Os seguintes slides mostram a evolução das campanhas, a metodologia e o material usado na sua implementação, as campanhas e seus resultados. Anexo

 

6) Prêmio a Laureados por Distinção de Liderança – Seção SBEM de  São Paulo (2011)

 

7) Prêmio a Laureados por Distinção de Serviço –Seção SBEM de Pernambuco (2012)

 

8) Carta de Congratulações do Senado Federal pelo profícuo trabalho desenvolvido em prol da Medicina. (Attachment) Voto de Congratulações
http://www.senado.gov.br/publicacoes/diarios/pdf/sf/2005/11/23112005/40748.pdf

 

9) Fellow American College of Endocrinology

 

10) Prêmio a Laureados por Serviços Públicos Extraordinários (Laureate Award for Outstanding Public Service)-The Endocrine Society (2015)