Brasiliense ganha um Oscar
- Criado: 22 Setembro 2015
Valéria Cunha Guimarães é endocrinologista há 15 anos. Nascida em Brasília, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia e foi presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a terceira do mundo nessa especialidade. Nesse período, assinou a Estratégia Global Sobre Alimentação Saudável, da OMS, participou da implantação do Programa Escola Saudável e de inúmeras campanhas públicas. Valéria possui trabalhos publicados em revistas internacionais, além de ser um membro do Conselho Executivo da Sociedade Internacional de Endocrinologia, representando toda a América Latina e América do Sul.
Esta médica foi a responsável por trazer o autoexame de tireoide ao Brasil. Sem seu trabalho, o governo não controlaria a quantidade de iodo presente no sal. O projeto começou em 1999, durante uma campanha sobre a doença. Houve uma pressão no governo e, a partir daí, Valéria desenvolveu seu trabalho e o apresentou em congressos nos Estados Unidos.
Seu talento e dedicação foram tão reconhecidos internacionalmente, que ela se tornou a primeira brasileira a ganhar o Prêmio a Laureados da Sociedade Americana de Endocrinologista, o Oscar da especialidade. A endocrinologista viajará em março para San Diego, nos Estados Unidos, para receber a homenagem.
Fonte: Anafalandodepolitica.com