Brasileira está entre os premiados pela Sociedade Americana de Endocrinologia
- Criado: 02 Fevereiro 2015
A endocrinologista Valéria Guimarães é a única brasileira presente na lista dos 14 ganhadores do Laureate Award Winners, prêmio da Sociedade Americana de Endocrinologia (The Endocrine Society), liberada na quarta-feira, 14. O prêmio, considerado o Oscar da área de atuação, reconhece as maiores conquistas na área de atuação, incluindo pesquisas inovadoras e inovações no atendimento clínico. Valéria Guimarães foi agraciada na categoria "Outstanding Public Service Award" (Prêmio por Serviço Público Extraordinário), oferecido a especialistas que demonstrem dedicação à conscientização pública ou ao serviço público, em apoio ao campo da endocrinologia e dos pacientes que sofrem de doenças endócrinas.
O prêmio é um reconhecimento a algumas ações importantes da médica, como o esforço para aprovação à Emenda Constitucional, sancionada em 2006, que tornou possível o uso de tomografia computadorizada (PET Scan) como ferramenta de diagnóstico para todos os tipos de câncer no país inteiro, inclusive os de tireoide, sua especialidade. Valéria também se destacou na mobilização nacional da sociedade, mídia e órgãos públicos para que o Governo Brasileiro assinasse a Estratégia Global de Dieta, Atividade Física e Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo coautora do documento oficial com as recomendações básicas para dieta e atividade física do Ministério da Saúde. Outro papel importante exercido por ela foi a representação da Sociedade Internacional de Endocrinologia no Senado Brasileiro durante as discussões sobre a publicidade e a obesidade infantil, com o objetivo de conscientizar as autoridades de politicas públicas sobre o impacto da publicidade de alimentos na obesidade pediátrica e suas consequências para a saúde do país inteiro.
Sobre a premiada – Valéria Guimarães formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Uberlândia, em 1987, e completou residência em Endocrinologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também obteve seu PhD – Grau de Doutorado em Endocrinologia e Metabolismo (1996). Parte de seu treinamento no Doutorado foi feito na Universidade de Chicago. Em 1997, ela voltou a Brasília, onde nasceu, e deu inicio a uma carreira inspirada e respeitada como Endocrinologista, referência para seus pares, para pacientes e para as autoridades da Política de Saúde Pública do Governo Brasileiro. Valéria foi a primeira mulher conselheira da comunidade internacional a integra o Conselho da Sociedade Americana de Endocrinologia e fez parte do Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Endocrinologia (International Society of Endocrinology-ISE) durante três gestões. Além disso, e presidiu o Global Endocrine Health Strategic Committee de 2004 a 2008. Em 2003 a 2005 foi presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, hoje é membro da Comissão Internacional da SBEM.
Fonte: CFM